
O objetivo foi estimular os participantes à discussão sobre os desafios existentes nas séries iniciais do ensino fundamental, salientando a importância do processo de alfabetização
Na manhã desta terça-feira (19), a Coordenação de Ensino Fundamental (COENF), da Subsecretaria de Educação Básica (SUBEB), da Secretaria de Educação do DF realizou evento pedagógico, com a temática Séries Inicias. A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, pela subsecretária de Educação Básica, Sandra Zita Tiné e pela coordenadora de Ensino Fundamental, Kátia Franca. O encontro ocorreu na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE). O objetivo foi estimular a discussão sobre os desafios existentes nas séries iniciais do ensino fundamental, salientando a importância do processo de alfabetização.
O secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do apoio dos profissionais da Educação, para o alcance de objetivos, sejam eles administrativos ou pedagógicos. “É fundamental que vocês se sintam envolvidos no projeto, para que possamos construir a educação de qualidade”, afirmou.
Segundo a subsecretária de Educação Básica, Sandra Zita Tiné, a manhã pedagógica é um excelente momento para envolver o gestor e toda a escola no processo de alfabetização, dentro da proposta da SEDF. “É o momento de comprometer e não somente os gestores, mas toda a escola, nesse processo de grande importância, que é a etapa da alfabetização”, explica.
De acordo com a coordenadora de Ensino Fundamental, Kátia Franca, a iniciativa do encontro auxilia apontar para o reconhecimento das dificuldades e o que pode ser feito para vencê-las. “Vamos discutir juntos, mas acima de tudo, para dar certo, os gestores devem acreditar no que estão fazendo, senão de nada adianta propor”, pondera. A coordenadora explicou que os gestores escolares são peças fundamentais e, assim, os responsáveis na realização das coordenações pedagógicas. “Vocês têm que entender a proposta pedagógica do BIA, para que ela se consolide”, enfatiza.
O encontro reuniu coordenadores das Regionais de Ensino, gerentes das Regionais de Educação Básica, coordenadores intermediários de anos iniciais, articuladores do Centro de Referência em Alfabetização, além de gestores escolares da rede pública de ensino do DF, para estimular o pleno conhecimento das diretrizes pedagógicas do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), utilizado pela SEDF. As diretrizes pedagógicas do BIA foram aprovadas pelo parecer nº 212/2006 do CEDF e instituídas pela SEDF por meio da portaria nº 04 de 12/01/2007.
A chefe do Núcleo de Anos Iniciais (NUANIN), da COENF, Raimunda Ferreira Chaves, explicou aos participantes que a SUBEB indica que o aluno de séries iniciais deve ser alfabetizado no 1º ano do ensino fundamental. “Nesta manhã, a subsecretaria, quer deixar claro que o 2º ano deve ser utilizado apenas para a complementação do processo de alfabetização”, explica.
O evento foi ilustrado com pensamentos e frases de educadores, dentre eles o de Esther Pillar Grossi. “Um alfabetizado de verdade entende o que lê, isto é, não é um soletrador”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário