Desde 1950, o Dia Internacional dos Direitos Humanos é comemorado no dia 10 de dezembro, data em que foi aprovada, em 1948, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por ser o primeiro documento internacional, que afirma a universalidade dos direitos fundamentais e a igualdade entre os seres humanos, a declaração é considerada um marco para a proteção e respeito dos direitos humanos.
A data comemorativa tem o objetivo de alertar os governantes de todo o mundo para o cumprimento da Declaração Universal, que assegura a igualdade de todos os cidadãos, frente aos direitos a uma vida digna, ao trabalho, segurança, saúde, educação, diversidade e, também, à dignidade de todas as pessoas.
A Declaração nasceu em resposta à barbárie praticada pelo nazismo contra judeus, comunistas, ciganos e homossexuais e, ainda, às bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos sobre Hiroshima e Nagazaki, no Japão, matando milhões de inocentes.
A Videoteca Central da SEDF disponibiliza diversos títulos em seu catálogo, para o trabalho desta temática. A série Direitos Humanos alerta que a Declaração Universal dos Direitos Humanos ainda não é amplamente respeitada, se baseando em vários assuntos: Violência que rola; Idosos; Violência sexual; Armas, tô fora; Tá lá, um corpo estendido no chão e Miséria, são alguns dos títulos da série.
Para o desenvolvimento do tema, nas coordenações pedagógicas, a série Direitos humanos e Educação apresenta os seguintes filmes: Por uma cultura de direitos humanos; Direitos humanos nas escolas; Direitos humanos nas comunidades; Sistemas de justiça e segurança e, também, A relação da mídia com os direitos humanos.
Os vídeos estão disponíveis para empréstimo, na Videoteca Central, localizada na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), SGAS 907, sala 100, telefone 3901-7612. As normas de funcionamento e o catálogo da videoteca podem ser consultados no endereço , link Profissionais da Educação, Videoteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário