Programa levará professores de inglês de todo o Brasil para aperfeiçoamento em universidades americanas. SEDF estará representada por 45 professores
Estas serão férias diferentes. Com esta certeza, no próximo de 13 de janeiro, 540 professores de inglês, atuantes na rede pública de ensino nos diversos estados brasileiros, embarcam com destino aos Estados Unidos. Selecionados pelo Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA, os professores serão formados em universidades americanas durante seis semanas. O programa é uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Comissão Fulbright.
Para o secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa, a iniciativa é importante para investir na formação dos professores, o que influencia diretamente na melhora da educação do país. “Este programa qualifica e valoriza o educador, além de beneficiar diretamente a qualidade das aulas”.
O secretário Denilson participará no próximo dia 10 de janeiro, na Capes, de encontro de acolhida dos professores selecionados para o Programa. O objetivo do evento é dar boas-vindas aos educadores e lembrar-lhes a importância social e educacional do investimento que está sendo feito para seu aperfeiçoamento profissional. Na ocasião, também estarão presentes o Presidente da Capes, Prof. Jorge Guimarães, o Embaixador dos EUA no Brasil, Sr. Thomas Shannon e o Diretor executivo da Comissão Fulbright, Prof. Luiz Loureiro.
O curso intensivo será realizado nas universidades americanas no período de 14 de janeiro a 26 de fevereiro de 2013. Fortalecimento do domínio da língua inglesa, melhoria nos métodos de ensino e uso de tecnologias estão entre os temas a serem tratados na formação.
Os custos da viagem serão totalmente financiados pela Capes e pelo governo dos Estados Unidos.
Programa
Desde 2011 o programa vem sendo desenvolvido com a Universidade de Oregon. A edição deste ano agrega outras universidades como do Texas, de Boston, de Miami, de Indiana e do Arizona.
Para participar da iniciativa é necessário possuir nacionalidade brasileira, ter bacharelado ou licenciatura em língua inglesa, além de atuar como professor efetivo de língua inglesa na rede pública de ensino.
De acordo com a Capes, em breve será divulgado outro edital para seleção de professores candidatos ao novo curso de formação a ser oferecido nos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário