O evento contou com três palestras, distribuídas nos
três turnos, manhã, tarde e noite, quando os profissionais da educação poderão
ouvir e discorrer a respeito dos ciclos de aprendizagem e semestralidade na
rede pública de ensino
A Secretaria de Educação do Distrito Federal
promoveu na manhã desta terça-feira (12), o II Seminário do Currículo em
Movimento: Outra Escola é Possível. A palestra intitulada “Com o Direito aos
Termos da Formação Humana”, foi proferida pelo doutor em Educação, Miguel
Arroyo, que contou com a participação de profissionais da educação pública, das
14 Coordenações Regionais de Ensino. O secretário de Educação do DF, Denilson
Bento da Costa foi o mediador do evento, realizado no auditório do Colégio
Militar de Brasília.
O secretário Denilson disse que a oportunidade de
realizar o seminário, enriquece o debate sobre ciclos de aprendizagem e norteia
os caminhos que devem ser percorridos. “Estamos aqui para entender cada vez
mais sobre o assunto. Queremos que vocês debatam conosco, pois precisamos do
maior apoio possível, para que possamos construir uma educação cada vez com
mais qualidade”, afirmou.
A respeito do tema, o professor Miguel Arroyo,
apresentou três ideias. A principal é a de uma educação que parte dos
educandos. A segunda é entender que a função da escola e de toda instituição
educativa é dar conta do desenvolvimento pleno dos estudantes, se preocupando
com a formação total destes, em todas as dimensões. A terceira e ultima, é
tentar entender como se dá o desenvolvimento dos alunos, como se formam, como
aprendem e se socializam.
Miguel Arroyo
Miguel G. Arroyo é professor titular aposentado da Faculdade de
Educação da UFMG. Possui pós-doutorado em Educação. Foi
secretário-adjunto de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte,
coordenando a elaboração e implantação da Escola Plural. Vem
acompanhando propostas educativas em várias redes estaduais e
municipais, contando com a larga experiência que possui em Política
Educacional e Administração d eSistemas Educacionais, atuando
principalmente em temas como educação, cultura escolar, gestão escolar,
educação básica e currículo.
É autor de diversas obras na área educacional, dentre elas:
“Trabalho, educação e teoria pedagógica”. In Educação e crise do
trabalho (1988); Ofício de mestre: imagens e autoimagens (2000); Imagens
quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres (2004) e, ainda,
Currículo, território e disputa (2011).
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