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quarta-feira, 13 de março de 2013

II Seminário do Currículo em Movimento: Outra Escola é Possível

 


     

O evento contou com três palestras, distribuídas nos três turnos, manhã, tarde e noite, quando os profissionais da educação poderão ouvir e discorrer a respeito dos ciclos de aprendizagem e semestralidade na rede pública de ensino

A Secretaria de Educação do Distrito Federal promoveu na manhã desta terça-feira (12), o II Seminário do Currículo em Movimento: Outra Escola é Possível. A palestra intitulada “Com o Direito aos Termos da Formação Humana”, foi proferida pelo doutor em Educação, Miguel Arroyo, que contou com a participação de profissionais da educação pública, das 14 Coordenações Regionais de Ensino. O secretário de Educação do DF, Denilson Bento da Costa foi o mediador do evento, realizado no auditório do Colégio Militar de Brasília.
O secretário Denilson disse que a oportunidade de realizar o seminário, enriquece o debate sobre ciclos de aprendizagem e norteia os caminhos que devem ser percorridos. “Estamos aqui para entender cada vez mais sobre o assunto. Queremos que vocês debatam conosco, pois precisamos do maior apoio possível, para que possamos construir uma educação cada vez com mais qualidade”, afirmou.

 
A respeito do tema, o professor Miguel Arroyo, apresentou três ideias. A principal é a de uma educação que parte dos educandos. A segunda é entender que a função da escola e de toda instituição educativa é dar conta do desenvolvimento pleno dos estudantes, se preocupando com a formação total destes, em todas as dimensões. A terceira e ultima, é tentar entender como se dá o desenvolvimento dos alunos, como se formam, como aprendem e se socializam.


  
Miguel Arroyo
 
Miguel G. Arroyo é professor titular aposentado da Faculdade de Educação da UFMG. Possui pós-doutorado em Educação. Foi secretário-adjunto de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte, coordenando a elaboração e implantação da Escola Plural. Vem acompanhando propostas educativas em várias redes estaduais e municipais, contando com a larga experiência que possui em Política Educacional e Administração d eSistemas Educacionais, atuando principalmente em temas como educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.
É autor de diversas obras na área educacional, dentre elas: “Trabalho, educação e teoria pedagógica”. In Educação e crise do trabalho (1988); Ofício de mestre: imagens e autoimagens (2000); Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres (2004) e, ainda, Currículo, território e disputa (2011).

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