Maior evento do desporto escolar mundial será em Brasília e conta, até o momento, com 27 países inscritos
O secretário de Esporte, Julio Ribeiro, e a secretária adjunta de Educação, Maria Luiza Fonseca do Valle, divulgaram a Gymnasiade durante o Campeonato Mundial de Natação 2013, realizado em Herzlia, Israel. Com a apresentação feita pelos representantes do Governo do Distrito Federal, mais quatro países confirmaram participação, totalizando 27 países inscritos até o momento. Brasília sediará a Gymnasiade no período de 27 de novembro a 04 de dezembro de 2013.
A Gymnasiade reúne atletas regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, com idades entre 14 e 17 anos. Os esportistas competirão em oito modalidades – natação, judô, karatê, xadrez, atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica.
Bielorrússia, Paraguai, Turquia e Índia confirmaram a participação no evento, totalizando 27 países inscritos até o momento.
O Governo do Distrito Federal está trabalhando por meio de ações integradas para a organização da Gymnasiade 2013. Hospedagem, segurança, turismo, adequação das instalações esportivas estão entre as ações implementadas para o certame. Brasília foi escolhida para sediar o evento pela International School Sport Federatio (ISF). A capital será a primeira cidade das Américas a sediar os Jogos Escolares Mundiais.
Legado
“Vivemos um momento importante com a realização de grandes eventos esportivos no Brasil. No que se refere ao desporto escolar, este é o campeonato de maior envergadura no mundo. Com a Gymnasiade teremos grande legado para o Distrito Federal, para nossos estudantes, sobretudo no que se refere à qualidade das instalações esportivas” disse a secretária adjunta Maria Luiza. Segundo ela, a SEDF quer envolver ao máximo os estudantes das escolas públicas. “Será um momento riquíssimo para os alunos, quando terão a oportunidade de acompanhar o desempenho dos grandes atletas e conhecer mais de perto outras culturas”, explica Valle.
A secretária adjunta comenta ainda que no segundo semestre cada escola adotará um país participante da competição. Além de estudar a cultura do país, os alunos serão a torcida dos respectivos atletas, além de torcer pelos competidores do Brasil, é claro.
Os jogos escolares são dirigidos pelo ISF e organizados em parceria com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE); Federação Regional do Desporto Escolar do DF; Governo do Distrito Federal, com o apoio das Secretarias de Educação e de Esporte do DF e Ministério do Esporte.
As competições serão realizadas nas instalações do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar do DF, do Complexo Aquático e do Ginásio Nilson Nelson, Centro Interescolar de Educação Física da SEDF e o Ginásio do Cruzeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário