Lançamento ocorreu durante solenidade da 10ª Semana de Museus, em Belo Horizonte
A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse hoje no ato oficial da 10ª Semana de Museus, em Belo Horizonte, que estar em Minas é reviver a história do Brasil. “Minas é um museu a céu aberto e abrir a semana aqui é homenagear esta terra”. A cerimônia marcou as comemorações da semana de museus, que continua com diversas atividades até domingo (20), em todas as regiões do país.
No evento, a ministra e o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) , José do Nascimento Junior, lançaram o cronograma de editais do Programa de Fomento aos Museus Ibram 2012.
“O Brasil tem que investir cada vez mais na memória e os espaços dessa memória são os museus”, disse a ministra, acrescentando que “devemos ter a preocupação de fazer do espaço dos museus um espaço atrativo para os jovens”.
Junior informou que o número de visitação aos museus brasileiros nos últimos dois anos teve um aumento de mais de 80%. Sobre a abertura do evento ser em BH, ele lembrou da importância de Minas na área de museus.
Com o tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações, a 10ª Semana é promovida pelo Ibram/MinC em parceria com os museus brasileiros. Neste ano estão cadastrados 3.420 eventos, em 1.114 museus e organizações culturais de 513 cidades brasileiras. A semana de museus acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus – celebrado no dia 18 de maio.
Confira aqui a programação completa da 10ª Semana de Museus e participe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário