Foto: Ascom Secd
SECD incentiva participação dos alunos e aproveita para avaliar a qualidade do ensino nas escolas
As escolas da rede pública têm até o dia 31 de agosto para enviar as redações produzidas pelos alunos e escolhidas para participarem do Concurso de Redação do Senado Federal. Um representante de cada Estado e também do Distrito Federal será escolhido para a próxima etapa que ocorre em Brasília, em novembro deste ano.
O tema desta edição será “Meu município, meu Brasil”, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo. Além disso, o concurso ainda pretende promover o relacionamento permanente dos jovens com o Senado e estimular a reflexão sobre o processo democrático e o exercício da cidadania.
Os finalistas ganharão uma viagem a Brasília e notebooks. As escolas dos três primeiros alunos classificados ganharão desktops para uso coletivo. As demais escolas irão ganhar kits com material educativo e pedagógico.
“A Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desportos (SECD) quer incentivar a participação desses jovens no concurso. É uma excelente oportunidade para revelar nossos talentos e avaliar o ensino em nossas escolas. Vale lembrar que só podem participar jovens que estejam cursando o segundo ou terceiro ano do Ensino Médio e que tenham, no máximo, 19 anos”, acrescentou Francisca Chagas, integrante da Comissão Estadual de Classificação das redações do concurso.
O concurso é promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal, com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed) e das secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal. Para mais informações e para preencher a ficha de inscrição, basta acessar o site www.senado.gov.br/jovemsenador.
PARLAMENTO JOVEM
O Parlamento Jovem Brasileiro é regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, tendo como finalidade possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares, a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Deputados. Conta com a parceria do Consed.
Anualmente seleciona 78 jovens estudantes com idade de 16 e 22 anos e estar no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio, na rede pública de ensino a fim vivenciar o trabalho dos parlamentares em Brasília. Durante uma semana esses alunos simulam efetivamente a rotina dos deputados federais.
O candidato deve criar um projeto de lei e inscrever na diretoria da sua escola até o dia 15 de junho. Os autores das melhores propostas vão tomar parte da atividade parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 24 a 28 de setembro.
Detalhes por meio da página www.camara.gov.br/resposabilidade-social/parlamentojovem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário