
Por Sírio Possenti*
Há diversas gramáticas novas no mercado.
Elas são, de certo modo, fruto do desenvolvimento das pesquisas sobre a
língua, especialmente nos últimos 50 anos. Tais pesquisas permitiram uma
visão mais clara da natureza e das diversas funções das línguas. Por
outro lado, os estudos se aproximaram da escola, mais claramente
das questões relativas ao ensino de Português.
Esse ramo da pesquisa linguística
desenvolveu-se como decorrência de fatores como o de o conhecimento mais
detalhado da língua permitir que se afirme com clareza que o domínio de
uma forma “clássica” não é necessário para o desenvolvimento cultural e
profissional dos brasileiros. Sem qualquer desprezo pela tradição, os
estudos demonstram que o real português culto brasileiro se separa,
em diversos aspectos, do português de Portugal, por um lado, e de um
português imaginário que a escola supostamente persegue.
As novas gramáticas acompanham
outra linha importante de trabalho que se verifica tanto nas ciências
humanas quanto nas exatas e biológicas. Elas estão produzindo
um conhecimento mais sofisticado de nossa história e realidade. Assim
como os estudos de História permitem construir outra visão do passado,
os da língua permitem:
a) Um conhecimento mais sofisticado
de nossa realidade linguística, tanto no que se refere a como se fala
quanto a como se escreve – e, por extensão, um conhecimento de nossa
língua culta real.
b) A construção de metodologias de
ensino mais realistas e eficazes – aspecto que decorre da associação de
pesquisas em sociolinguística e psicolinguística, por um lado, das
pesquisas sobre as práticas de escrita, escolares ou não, que fornecem
um guia mais seguro para o aprendizado.
A Gramática Pedagógica do
Português Brasileiro, de Marcos Bagno, colunista de Carta Fundamental
(São Paulo: Parábola Editorial, 2011), é um volume de mais de
mil páginas que se insere nesse quadro de pesquisas.
De seu estudo, o professor brasileiro (e não só o de português) poderá tirar diversas vantagens. Enumero algumas.
De seu estudo, o professor brasileiro (e não só o de português) poderá tirar diversas vantagens. Enumero algumas.
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