Com 41 projetos na 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, os estudantes da rede pública do DF exibem talento, criatividade e comprovam o ganho pedagógico do Circuito de Ciências
Do dia 15 ao dia 21/10 a população do Distrito Federal teve a oportunidade
de conferir, no pavilhão de exposições do Parque da Cidade de Brasília
(ExpoBrasília), a 9ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
(SMCT).
A mostra, realizada em todo o país, foi a última etapa do Circuito
de Ciências, organizado em três momentos – etapas local, regional e
nacional. Na SNCT, as escolas da rede pública de ensino do DF apresentaram
41 projetos, experiências voltadas à sustentabilidade, que propõem
aternativas variadas com foco no tema.
“Economia verde, sustentabilidade e
erradicação da pobreza”, proposto pelo Ministério da Ciência e
Tecnologia (MCT). O principal objetivo da SNCT é mobilizar a população,
em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência
e tecnologia, valorizando a criatividade, atitude científica e a
inovação.
“Se as árvores são velhas, como as folhas são verdes? Questionaram os
pequenos da EC Ipê, zona rural do Núcleo Bandeirante. E lá foram eles ao
Jardim Botânico de Brasília para descobrir a ciência nas trilhas do
bioma cerrado. As descobertas da incursão em campo foram retratadas em
objetos com material reutilizado. Jornais, tampinhas, entre outros
objetos que tomaram forma da flora e da fauna nativa. Este é o resultado
do projeto Brincando no cerrado.
Hortas pedagógicas
Nos estandes da rede pública de ensino do DF, os estudantes mostram que aprenderam as lições. São experiências que evidenciam resultados de reflexões sobre as pesquisas científicas e as aplicações no cotidiano das pessoas.
Os projetos relacionados às hortas pedagógicas são pródigos em exemplificar o potencial criativo e de mobilização em torno dos temas
propostos.
Hortas suspensas, hortas urbanas, horta no chão, em cavaletes, em cadeiras. O céu é o limite para os estudantes e professores que assumem a horta como espaço educador.
A subsecretária de Educação Básica da SEDF, Sandra Zita, destaca que o Circuito de Ciências foi construído em sintonia com as discussões nacionais, em conformidade com o conhecimento científico acumulado.
“Estamos construindo aprendizagens de forma contextualizada nas escolas públicas. Uma concepção que é para todos, pois reforçamos a ideia de inclusão. Todos como sujeitos da construção do conhecimento, com um novo olhar e um novo conceito de inclusão”, ressalta Zita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário